Atropelamento em manifestação do MST e obras hídricas são temas no Plenário

Em 15/04/2025
-A A+

Dani Portela, do PSOL, registrou indignação a respeito do atropelamento de dois homens, dentre eles um idoso, durante protesto do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, no Recife, nesta terça. Durante a reunião plenária da Alepe, a parlamentar afirmou que um motorista teria jogado o carro deliberadamente em cima dos manifestantes. A marcha fazia parte das ações do MST para o Abril Vermelho. Uma marcha pacífica, um  movimento pacífico de famílias inteiras de agricultores e, pasmem, que logo no início dessa marcha, uma pessoa, dirigindo um carro, um veículo de grande porte, tentou furar o bloqueio e atravessar colocando o carro por cima das pessoas.

João Paulo, do PT, cobrou rigor na apuração do caso. Coronel Alberto Feitosa, do PL, lamentou o ocorrido e disse ser contra qualquer forma de violência. “Mais uma vez, eu digo que me solidarizo com a questão da vítima. Mas é preciso também que o movimento não pose agora de sofrer um atentado, quando quem pratica toda forma de atentado, inclusive à vida das pessoas, é o Movimento dos Sem Terra.” 

João Paulo abordou os impactos do envolvimento de pais ou responsáveis na vida escolar de crianças e adolescentes. Ele ressaltou a importância de um ambiente de confiança e bem-estar para evitar a evasão escolar e o aumento dos índices de violência entre os jovens. O deputado destacou a necessidade de ampliar políticas públicas nessa área. “Nossa missão, enquanto legisladores, é construir um Pernambuco mais justo, inclusivo e preparado para os desafios do futuro. Iniciar essa discussão fomenta políticas públicas que incentivam a parentalidade responsável, e é um passo fundamental para alcançarmos esses objetivos.”

Débora Almeida, do PSDB, celebrou as ações do Governo do Estado para a área de assistência social. Ela destacou programas como o Mães de Pernambuco, voltado às mulheres em situação de vulnerabilidade; o programa Bom Prato, com a ampliação de cozinhas comunitárias; e o programa Atitude, que presta assistência para dependentes químicos. A parlamentar ainda comemorou a entrega, nesta quarta, de casas reformadas pelo Programa Morar Bem Pernambuco na comunidade do Bode, no bairro do Pina, no Recife.

O avanço do processo licitatório para a construção da Adutora de Negreiros, no Sertão do Araripe, foi comemorado pela deputada Socorro Pimentel, do União. A obra, custeada pelo Governo do Estado, deverá levar água a cerca de 350 mil habitantes da região. “Sabemos que por trás de cada projeto de grande impacto, há um trabalho de articulação, de planejamento, de luta pela busca de recursos e pela execução das obras. E é isso que a nossa governadora tem feito com afinco e dedicação.” 

Doriel Barros, do PT, destacou que protocolou indicações ao Governo do Estado para viabilizar o alargamento de uma ponte localizada no município de Águas Belas, no Agreste Meridional, e para a retomada da obra de pavimentação da PE-244, que fica na região da bacia leiteira do Estado.   

Delegada Gleide Ângelo, do PSB, cobrou do Governo do Estado o projeto de lei complementar que garantirá a paridade salarial dos policiais civis na aposentadoria. A deputada explicou que a medida é necessária após o entendimento da Procuradoria-Geral do Estado, de que os policiais civis que ingressaram a partir de 2003 não teriam direito à paridade. Ela cobrou urgência para resolver a situação de quem entrou na corporação entre 2003 e 2023. 

A inclusão do café produzido em Taquaritinga do Norte, no Agreste, dentre os itens com a certificação de indicação geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial motivou o discurso do deputado Diogo Moraes, do PSB. O parlamentar comemorou a inclusão do produto e explicou que a viabilização do selo é resultado de uma ação do Sebrae, e representa a valorização da produção local. 

Pastor Cleiton Collins, do PP, agradeceu aos colegas pela aprovação, nesta terça, do Título de Cidadã de Pernambuco à missionária Michele Collins, esposa do parlamentar. Ele destacou a trajetória dela em defesa da família, da vida e do combate às drogas, à frente da instituição Saravida e também no exercício da política, na Câmara Municipal do Recife, onde exerceu três mandatos, e na Câmara dos Deputados.     

João Paulo Costa, do PCdoB, relatou visita ao município de Limoeiro, no Agreste Setentrional, no último fim de semana. O deputado destacou a entrega de sementes e de um trator agrícola em articulação com o Governo do Estado. O parlamentar ainda afirmou que garantiu o envio de recursos à cidade para ações como a construção de um ginásio poliesportivo, obras de pavimentação e para a festa de São João do município, da qual se comprometeu a participar presencialmente.